sábado, 26 de julho de 2008

tudo passa

Natal, 25/07/2008.

Passa .. assim, comumente, frivolamente ... as coisas passam .. a idade passa, a vida passa ... e passa também a crença. É, a crença passa.
Quando somos crianças, acreditamos em Papai Noel, Cegonha, Felicidade, Eternidade ... bobagem, tudo bobagem ... Papai Noel ganha uns 500 reais para se fingir de velho, usar uma barba branca e iludir as crianças a iludirem seus pais que estão iludidos de que Papai Noel existe. A Cegonha .. essa é mais cruel .. já imaginou uma cegonha carregando um bebê? Coisa de doido .. Ela nem conseguiria bater as asas porque todo o seu corpo estaria ao solo com o peso da criança .... Eternidade? Essa acaba muito, muito cedo ... é eterno enquanto dure .. e dura uma eternidade de segundos ... nem chega às horas .... uma eternidade de segundos nem é um minuto porque um minuto é um minuto. Ponto. Portanto uma eternidade de segundos é 59 segundos ... depois disso vira uma eternidade de minutos ... que vira uma eternidade de horas ... Eternidade é uma palavra que só serve para se falar em demora. Assim: Puxa, você demorou uma eternidade! (E nunca isso é um elogio... quem quer eternidade? Bah!)
Ah .. mas podemos querer éter na idade ... é Éter ... para amortecer tudo o que a idade traz. É isso. Eternidade é amortecer as coisas que a idade traz. Fácil, né? (Nem tanto, eu diria)
Cheguei em casa e fiquei pensando ... por que será que a gente pensa que as coisas poderiam ser simples? Porque somos tolos. Nada é simples. Veja, se você está aprendendo a dirigir, tudo é uma complicação .. depois você aprende e pensa .. é tão simples.
Pensou bobagem. Se ponha na situação de que, à noite, dirigindo (você não pensou que era simples) vê um caminhão vindo na sua direção .. descontrolado .. vc na pista certa. Ele, na errada. Simples? Uma ova! Até você decidir que vai frear, que vai mudar de pista, que vai se safar de tudo aquilo que é eternamente evidente à sua frente: o caminhão, tá na eternidade.
Ganhou a eternidade. Ou seja ... esticou as canelas (e nem esticou, não deu tempo ... )
Agora, pense ... quando a gente se apaixona, se apaixona .. eternamente. A paixão é a coisa mais eterna que já inventaram. Você se corta, sofre, diz que ama, chora, ri, brinca, goza ... e pensa que tudo isso é eterno. Terno!
O que te leva a pensar em ternura .. é terno, ternura.. assim .. ternura eterna, eterna ternura .. ternura terna .. morna .. fria ... gelada .. congelante. Pronto. Acabou .. é só isso .. não tem mais jeito ... o gelo congela a ternura ... ternura congelada ..
E você? Nesse momento você tem de voltar para casa. Tenho um amigo, Richard, que disse que amar (ou estar apaixonado) é morar no outro .. e quando você volta para casa (você mesmo) ela está vazia ... (Claro que não vou me lembrar quem ele citou, foi algum doido que escreveu isso e que ele lembrou. Ele sabe .. quer saber quem falou, pergunte para ele, pro Ri. Para mim foi ele quem falou. Então é dele a frase. Pronto. Instituída a apropriação indébita .. não ligo .... para mim foi ele quem falou .. e se você sabe quem é que escreveu, não me diga ... não tom interessado).
E quando você volta para casa, a casa está vazia .... legal essa imagem.
Cheguei à casa. Estava vazia ... (bem, mais ou menos vazia ... a solidão estava me esperando, de braços abertos .. terna ... eterna ) e me senti terno ... calmo ... esperançoso ... Vi papai Noel ... ele estava dentro do computador ... Socorro, um papainoeltecnológico ... cruzes!
Daí veio uma cegonha que trouxe algo de bebê .. bebi ... e me senti eterno.
A vida não é eterna .. o sentimento não é eterno ... a paixão não é eterna .. o sorriso não é eterno .... Porra! Já disse que eternidade não existe.
Então vamos mudar de assunto.
To bem ... to com vontade de brincar, de dar risada, de me sentir terno ... não eterno, terno ... simplesmente bem comigo. Ei .. consegui ... To bem comigo ... To eu ...
Eu, e outros poemas .... poemas que leio na minha mente a todo momento ... poemas que tenho de consultar para me lembrar .. (esses ainda não estão eternamente na minha mente ...)
Peguei um livro que a donadospeitoscomleitedecoco me deu .. vou abrir ... que quem tem pintinhas pelo corpo me fez encontrar num dia ... queria dizer algo, não achei palavras, abri . pronto. Página 710 (vou checar .... é isso mesmo .. é):
Divino o que conheço.
De um lado é o que sou
De outro o quanto esqueço.
Por entre os dois eu vou.
Vê .. a gente esquece .. esquece de ser triste, esquece de ser chato, esquece de sofrer ... e vive .... assim estou agora, vivo .. eu vivo porque quero viver e vou viver mais e mais ...
Mas não vou esquecer que posso ser feliz ... não eternamente, mas feliz, mesmo que tenha que ser com éter na mente ... não importa ...
O que importa é que você está aí, me lendo.. sendo eterno comigo .. sendo terno comigo ...
E neste minuto, somos, ambos, unidos pela eternidade das palavras, que nem são ternas .... nem eternas ... mas duram ...
(outra hora falo dessa história de durar ....)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. que mesmo sem ternura, sem ser terno ou eterno... minha paixão por você 'dure' para sempre...

    ResponderExcluir

Se gostou ... e se não ... me diga ... quero saber o que tocou em você esse tempinho que você passou comigo.